12 janeiro 2017

Quadrinhos: Vikings - Divindades #1 - On Line Editora


Saudações caros leitores, estamos de volta com mais uma postagem sobre quadrinhos, dessa vez vamos falar sobre uma HQ que chegou as bancas recentemente. Peguem seus machados e escudos, embarquem no drakkar mais próximo e se preparem pra mais uma batalha, com vocês... Vikings: Divindades.

Aproveitando o hype da quarta temporada da série Vikings, exibida pelo canal History, Divindades (Godhead), é uma minissérie em 4 partes lançada originalmente entre maio e agosto de 2016 pela editora britânica Titan Comics, e se passa cronologicamente entre a segunda e terceira temporadas da série. Aqui temos os personagens que costumamos ver na tela, o rei Ragnar Lothbrok, seu irmão Rollo, a bela Lagertha, o excêntrico Floki, o ex-monge Athelstan e a rainha Aslaug.

Capa da edição brasileira

A trama gira em torno da volta de Ragnar à Inglaterra e das negociações com o rei Ecbert de Wessex para uma possível aliança. Enquanto isso em Kattegat (aldeia de Ragnar) a rainha Aslaugh enfrenta dificuldades pra manter a ordem na ausência do rei. Como não podia deixar de ser, há algumas cenas de batalha, mas esse primeiro capitulo serve mesmo como introdução para história que se desenrolará nas edições seguintes.

Capa Variante (Ben Oliver)
Capa Variante (Tula Lotay)





















Capa Variante (Simon Myers)

A publicação no Brasil ficou a cargo da On Line Editora, que já publicou títulos como Star Wars, Wolrd of Warcraft e Transformers. A edição tem apenas 36 páginas, e além da história principal, traz uma pequena introdução pra situar o leitor, mini-biografias dos personagens mais importantes, imagens das capas variantes, e por fim um pequeno resumo com a história do lendário Ragnar Lothbrok, que inspirou o personagem da série. O roteiro ficou por conta do britânico Cavan Scott, que já trabalhou em títulos como Star Wars, Pinguins de Madagascar, e spin-offs da série Doctor Who, também assina o roteiro de Vikings: Uprising, minissérie que chega ao fim esse mês. A arte é do desenhista Staz Johnson, que já fez trabalhos para Marvel e DC Comics. A capa escolhida para edição brasileira traz uma imagem do ator Travis Fimmel que interpreta o líder viking na série.


A arte condiz bem com clima da história, mas é cedo pra avaliar a minissérie como um todo, já que o roteiro ainda está muito no início, porém se seguir a linha que temos na série televisiva podemos esperar uma boa história. A tradução possui algumas adaptações que me incomodaram, como quando Rollo diz a Floki “Menos conversa fiada e mais cachaça...” (página 12), traduzida do original “Less thinking and more drinking...”, apesar do sentido da frase traduzida ser semelhante ao original, mesmo com a alteração do pensar por falar, o que me incomodou mesmo foi a palavra “cachaça”, acho terrível a inclusão de termos estranhos à cultura explorada na obra, por vezes acabam quebrando o clima construído na narrativa. A capa escolhida também não me agradou muito, particularmente preferia a feita pelo artista Shane Pierce, acredito que a escolha da capa com a foto do Ragnar, se deu talvez pelo maior apelo comercial, no intuito de chamar a atenção de fãs da série. Uma curiosidade é que a contracapa traz outra foto do Ragnar, que originalmente foi capa da segunda impressão dessa primeira edição. No mais é esperar pelo próximo número e torcer pra história evoluir bem.

Capa Original (Shane Pierce) 
Obrigado a todos e até o próxima!!! 

2 comentários:

  1. Grande Yaker,

    muito bom retornar ao site do amigo com esta beldade! Já irei procurar nas bancas amanhã mesmo!

    Gosto muito do seriado e saber agora do quadrinho, me animou mais ainda em assistir novamente as temporadas anteriores...

    Breve me atualizo das outras postagens.

    Forte abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Marcius!
      Vikings é uma ótima série, também me empolgo com esses lançamentos relacionados à história principal.
      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...