25 março 2016

Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day)


Saudações caros leitores, estamos mais uma vez aqui comemorando uma das datas mais importantes para os fãs de fantasia de todo mundo, o Dia de Ler Tolkien (Tolkien Reading Day). Organizado desde 2003 pela Tolkien Society da Inglaterra, tem como objetivo celebrar e promover a obra do Professor Tolkien. A cada ano é trabalhada uma nova temática, que esteja ligada aos escritos do Mestre, esse ano o tema escolhido é “Vida, Morte e Imortalidade” (Life, Death, and Immortality).

Essa escolha está relacionada ao centésimo aniversário da Batalha de Somme, que ocorreu entre julho e novembro de 1916, na região do Rio Somme na França, sendo considerada uma das maiores batalhas da Primeira Guerra Mundial, onde foram registradas de 1,2 milhão de vítimas (entre mortos e feridos), durante os quatro meses de combate, resultando em uma das operações militares mais violentas da História.
Tolkien era subtenente dos fuzileiros de Lancashire do Exército Britânico, e lutou durante essa sangrenta batalha, porém perdeu inúmeros colegas, inclusive o amigo e integrante do Tea Club and Barrowian Society, Rob Gilson. Ainda na Primeira Guerra G.B. Smith, outro integrante do T.C.B.S. e amigo de Tolkien também morreria.
É notório que a vivência de um conflito tão sangrento deixaria marcas, e sem dúvida inspirariam passagens em suas obras.

O jovem Tolkien, em 1916.
A Tolkien Society incentiva que escolas, museus e bibliotecas realizem seus próprios eventos. No Brasil o “Dia de Ler Tolkien” é incentivado por várias comunidades como o Conselho Branco (Sociedade Tolkien no Brasil), o Valinor, Tolkien Brasil, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...