07 julho 2014

Entrevista: Zerocal - Playmobil Aqui Tem!



Saudações caros leitores, a partir desse mês o Estante do Yanker apresentará uma série de entrevistas com blogueiros que ajudam a divulgar nosso hobby, para iniciar esse projeto apresento o amigo Zerocal, colecionador de Playmobil e moderador do Fórum PlayBrasilmobil.

Zero Town - Cidade Playmobil do Velho-Oeste do Zerocal

Yanker: Saudações camarada, apresente-se pra nossos leitores.
Zerocal: Sou Carlos Alberto, o Zerocal. Tenho 42 anos, sou jornalista nas horas cheias e colecionador nas horas vagas... ou seria o contrário? Nasci e cresci no Rio de Janeiro, onde vivo até hoje. Na medida do possível, estou sempre em busca de Playmobil antigo para acrescentar à minha coleção e comentar no meu blog, Playmobil - Aqui Tem.

Zerocal durante uma Exposição Playmobil
 Yanker: Como foi seu primeiro contato com Playmobil?
Zerocal: Foi em 1977, no ano seguinte à chegada do Playmobil no Brasil. Eu tinha 5 anos de idade e ganhei do meu pai a caixinha do xerife do Velho Oeste. Lembro-me de ver aquele bonequinho miúdo, segurando objetos minúsculos como revólver, rifle... E minha mãe me orientando: "Não vá perder essas pecinhas!". Pois é... eu brinco com elas até hoje!

Playmobil Xerife - TROL
 Yanker: O que te levou a colecionar? Qual seu primeiro item já como colecionador?
Zerocal: Passada a infância, guardei meus brinquedos no armário e só os tirei de lá em 2009, quando li num jornal que outras pessoas faziam trocas, compra e venda de Playmobil. Fiquei sabendo de um "primeiro encontro de colecionadores" no Rio, cujo nome era Lanchinho Playmobil. Fui lá com intenção de vender algumas peças. Gostei tanto da maneira como cada colecionador cuidava e se interessava pelos bonecos, que acabei desistindo da venda e passei a colecionar.
Para ser sincero, eu achava que o Playmobil nem era mais fabricado! Mas depois de encontrar essa turma eu soube das novidades... e, numa loja perto de casa, achei uma ambulância fabricada na Argentina e a comprei. Era em estilo bem vintage, parecida com os carros que eu tinha na infância... Foi o item que me fez recomeçar a coleção.

Yanker: Qual o foco da sua coleção hoje e quantos itens você tem aproximadamente?
Zerocal: Busco apenas itens fabricados por TROL e ESTRELA, preferencialmente na caixa. São eles que me fazem lembrar da infância, nos anos 70, 80 e 90. Quase não tenho itens modernos, fabricados pela Geobra. Meu foco é só nos bonecos "de antigamente". Tenho cerca de 50 caixas da Trol e umas 20 da Estrela. Estou sempre à caça de mais caixinhas, contanto que o preço seja bom.
   
Caixas Playmobil 1 Clicky da TROL
Yanker: Qual a sua peça preferida?
Zerocal: Muito difícil escolher uma só, pois entendo que cada caixinha conquistada vale ouro!... Mas eu gosto do xerife do Velho Oeste, por ser meu primeiro boneco. E também curto muito uma van customizada ao estilo da Rede Globo, que comprei de um amigo na Espanha.
Van customizada Rede Globo
Yanker: Você tem algum outro tipo de coleção além de Playmobil? 
Zerocal: Atualmente, não. Mas ainda guardo comigo alguns álbuns de figurinha da infância, bem como várias moedas dos anos 70 e 80 -- as quais, aliás, estou disposto a trocar por Playmobil, caso haja interessados.

Yanker: E o blog, como é que você começou?
Zerocal: O blog, na verdade, começou com a intenção de ser uma vitrine para a venda dos meus brinquedos, como o próprio nome sugere: playvender. Mas com a "mudança de foco" logo nos primeiros meses, tornou-se um hobby através do qual exponho minha coleção e comento sobre lançamentos, customizações, raridades e curiosidades. Não tenho pretensões de ter milhares ou milhões de seguidores, mas gosto muito dos comentários de cada amigo que por ali aparece. Respondo a todos e tento manter o blog sempre atualizado, com pelo menos 3 novos posts por mês.
Caixas de Playmobil da TROL

Yanker: Você está com um novo projeto também ligado a playmobil, fale um pouco dele pra nós.
Zerocal: O projeto é simples: um novo blog! Chama-se Playmoboxes. Nele, vou colocar fotos da minha coleção de caixas Trol, Estrela, Geobra e outros fabricantes dos anos 70 e 80 pelo mundo. É um tributo às caixinhas vintage. Como se trata de um hobby, não me sinto pressionado a limites de espaço, prazos, tamanho de texto... simplesmente vou tirando fotos em boa resolução e matando a saudade – minha e de todos os colecionadores que adoram o Playmobil das antigas. Apareçam lá!

Yanker: Como você analisa o mercado nacional hoje em relação a Playmobil?
Zerocal: Creio que o Playmobil ainda não ocupa verdadeiramente o espaço que deveria -- seja nas gôndolas das lojas, seja nas vitrines do comércio, seja na publicidade das mídias, seja no coração das crianças. Até hoje, ainda tem muita gente que acha que o Playmobil "não existe mais", porque ele é difícil de encontrar. Portanto, ainda há muito a fazer, resta saber se os detentores da marca no Brasil têm interesse (e fôlego) para conquistar esse mercado.

Yanker: Muito obrigado pela participação, deixa aí um recado pros nossos amigos colecionadores.
Zerocal: Vou citar um grande amigo e incentivador, César Ojeda, que diz: "Não importa o tamanho da sua coleção, mas o prazer que ela lhe proporciona". Portanto, se você tem 2 bonequinhos, mas cuida bem deles, guarda as embalagens originais e tem intenção de ter um terceiro boneco, então pronto: você é um colecionador! Junte-se a nós no Fórum PlayBrasilmobil, que está aberto a todos os fãs. E fique ligado no calendário de eventos promovidos pelo Fórum, como exposições, reuniões e lanchinhos. Valeu!   

Corrida de Kart Playmobil

5 comentários:

  1. Caro Yanker,

    Agradeço pelo espaço para a "conversa virtual" e espero que a iniciativa renda muitos frutos e bons papos. E vamos blogar!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Zerocal,

      legal sua participação e melhor ainda poder conhecer um pouco mais da paixão e coleção.

      Abraços,
      Marcius Victor.

      Excluir
    2. Valeu Zerocal, eu que agradeço a sua participação!!!

      Excluir
  2. Que iniciativa bacana do camarada Yanker, uma série de entrevistas! Especialmente por começar desta forma, com o pé direito, entrevistando o amigo ZeroCal. Parabéns e sucesso aos amigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cristiano, continue acompanhando, em breve novidades!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...