31 outubro 2013

Playmobil Cruzadas - Duo Pack 5825 e Special 4670



Saudações playmocolecionadores, vamos a mais um playmoreview. Dessa vez trazendo dois itens da linha Knights, baseados no período histórico das Cruzadas.


Vou iniciar o review pelas figuras do blister 5825, e em seguida o Special 4670.


Duo Pack 5825 - French Knight and Crusader

Embalagem
No formato blister cartelado, dimensões 15x15 cm. Por se tratar de um blister as figuras ficam totalmente a mostra e já montadas com seus respectivos acessórios.

Figuras
Para facilitar a identificação nomearei as figuras de acordo com suas insígnias, o guerreiro com a cruz preta – Cavaleiro Teutônico e o guerreiro com a cruz vermelha – Cavaleiro Templário.

Cavaleiro Teutônico
Suas cores predominantes são o branco e o cinza chumbo, possui botas de cano alto, na cabeça traz uma coifa, além da característica cruz preta dos Teutônicos estampada em sua túnica.

Armadura
A armadura desse guerreiro é composta de um elmo, braceletes e uma capa curta.

Armas
Uma espada longa simples e um escudo com a cruz teutônica.


Cavaleiro Templário
Assim como seu companheiro tem cores predominantes em branco e cinza chumbo, porém calça sapatos e sua cabeça é desprovida de proteção adicional, sua túnica traz a cruz vermelha dos Templários.

Armadura
Apenas um elmo e uma capa longa.

Armas
Uma espada longa dourada e um escudo com a cruz templária.



Special 4670 - King's Knight

Embalagem
Caixinha padrão da linha Special, com dimensões 10x10x3,5 cm, traz a fotos da figura e seus acessórios.

Figura
É caracterizada com uma túnica branca com a cruz vermelha dos Templários. Na cabeça traz ainda uma coifa com proteção adicional ao pescoço.

Armadura
Um elmo fechado, luvas vermelhas e ombreiras brancas.


Armas
Uma espada longa e um escudo Kite ornamentado com a cruz templária.


Acessórios
Além de suas armas e armadura, esse pequeno guerreiro traz uma flâmula com a cruz dos Templários.


Considerações Finais
Sem dúvida ótimas figuras, os guerreiros do duo Pack já haviam sido apresentados anteriormente, o Teutônico como Special 4625 com adição de uma flâmula, o Templário como Special 4534 com um elmo diferente. Um par de braceletes e uma espada cinza cairiam melhor no Templário, uma coifa também seria bem vinda. Um detalhe interessante é que as espadas apresentadas no verso na embalagem são diferentes das que vieram no blister, pelo que pude ver em outras imagens de embalagens, além da variação nas espadas há também diferença na posição das figuras no blister: variação 1, variação 2.
A única crítica que posso fazer ao Special King's Knight é a mistura de cores, aquelas pernas douradas não ficaram muito bem com o restante do conjunto. De resto é uma ótima figura, principalmente o elmo.
Outro ponto positivo para os itens é que apesar de ser parte da linha Knights, eles fogem a temática de fantasia medieval, trazendo figuras baseadas em fatos históricos reais.

 













Curiosidades

Coifa 
capuz feito de malha metálica com o intuito de proteger a cabeça e o pescoço. Durante o século XI costumava ser integrada a cota de malha, mas ao final do século XIII passou a aparecer como um peça separada, com um manto que descia até os ombros.






Templários
A Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão mais conhecida como Ordem dos Templários ou Cavaleiros Templários, foi uma das mais famosas Ordens Militares de Cavalaria. A organização existiu por cerca de dois séculos na Idade Média, fundada no rescaldo da Primeira Cruzada de 1096, com o propósito original de proteger os cristãos que voltaram a fazer a peregrinação a Jerusalém após a sua conquista. Os seus membros fizeram voto de pobreza e castidade para se tornarem monges, usavam mantos brancos com a característica cruz vermelha.



Teutônicos
A Ordem dos cavaleiros teutônicos de Santa Maria de Jerusalém, conhecida apenas como Ordem Teutônica foi uma ordem militar cruzada, vinculada à Igreja Católica por votos religiosos pelo Papa Clemente III. Tendo sido formada em Israel, na época das Cruzadas, no final do século XII. Os seus membros usavam sobrevestes brancas com uma cruz negra.

 Fonte: Wikipédia





Obrigado a todos e até o próximo playmoreview!!!

4 comentários:

  1. belo review! tenho esse blister ainda fechadinho.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luciano, esse é um item indispensável pra coleciona temas históricos ou medievais.
      Abraço!!!

      Excluir
  2. Olá Yanker,

    acabei sumindo um pouco do blog mas estou voltando e, logo de cara leio este belo post de um dos temas que tenho pelo menos uns 30 cavaleiros destes, entre Templários e Teutônicos.

    Muito bacana esse review, "com dobradinha". Realmente um dos itens mais belos que acho e, concordo com você sobre a cor dourada nas pernas do 4670. Em uma cor básica seria muito mais interessante.

    Suas fotos estão muito bonitas e a seção Curiosidades, desta vez, foi uma aula.

    Parabéns por mais este playmoreview.

    Abraços,
    Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcius, sua participação é sempre bem vinda!!!
      Nossa você tem um verdadeiro exército de Cruzados, está precisando de formar uma tropa do Saladino pra balancear isso aí, rsrsrs.
      Abraço!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...